CETRO PRESENCIAL

CURSO PRESENCIAL COM DURAÇÃO TOTAL DE 02 ANOS

ESTRUTURADO EM DOIS CICLOS ANUAIS

O CETRO na modalidade presencial  é ideal para o aluno que tem o desejo de realizar o curso completo e dispõe de tempo para as aulas presenciais realizadas duas vezes por semana na sede da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

O curso completo do CETRO tem duração de 02 anos e está dividido em dois ciclos: Básico e Avançado. Cada ciclo tem a duração de um ano.

Aulas: terças e quintas de 19:30h às 20:50h / 21h às 22:20h

Local: Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte – Rua Nestor Soares de Melo, número 15, Palmares, Belo Horizonte – MG.

Carga horária: O CETRO tem uma carga horária total de 368 horas-aula. São 23 horas-aula por disciplina / 184 horas-aula por ciclo (ano)

Disciplinas do Ciclo Básico

Introdução ao Antigo Testamento

Autoria, data, estilo literário, cronologia e geografia bíblica, formação do cânon e mensagem principal de cada livro.

Bibliologia

Definição e análise dos mecanismos de revelação divina, formação do conteúdo canônico bíblico e seus aspectos históricos, com abordagem relacionada às versões e traduções do texto bíblico.

Introdução ao Novo Testamento

Hermenêutica

Princípios de interpretação bíblica, importância e aplicação das línguas originais, figuras de linguagem, história da hermenêutica, métodos de interpretação.

Teologia Bíblica

Estudo da história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, conforme apresentada na Bíblia, desde a Criação até a Consumação, passando por cada aliança de Deus estabelecida com o homem.

História da Igreja

Visão panorâmica da história da Igreja partindo da era apostólica, era de Constantino, Idade Média, Reforma Protestante até a história da igreja contemporânea.

História e Geografia Bíblica

Panorama da história do povo de Israel e da expansão da Igreja. Geografia da Palestina e demais terras bíblicas à luz do registro histórico do povo de Deus.

Aconselhamento Cristão

Linhas de abordagem do aconselhamento cristão, tratando do ferido, noções sobre a psique humana, cura interior, aconselhamento e princípios de conduta do conselheiro.

Disciplinas do Ciclo Avançado

Teologia Sistemática I

Revelação e evolução das principais doutrinas bíblicas tais como: soteriologia, cristologia, pneumatologia, escatologia, etc.

Teologia Sistemática II

Liderança Cristã

Mentoreamento, caráter, qualidades e estilos de liderança, liderança cristã na pós-modernidade.

Dons e Ministérios

O Espírito Santo, contemporaneidade dos dons, dons na história da igreja, importância dos dons para o desenvolvimento dos ministérios, frentes ministeriais na igreja, elaborando um projeto ministerial.

Homilética

Tipos de sermão, técnicas para a preparação de mensagens bíblicas, técnicas de comunicação e prática da pregação.

Apologética

Defesa da fé cristã à luz das polêmicas e heresias mais comuns ao longo da história cristã.

Evangelismo

Teologia e prática (técnicas) do evangelismo. Evangelismo à luz da Palavra e principais movimentos na história.

Missiologia

Teologia Bíblica de Missões, Panorama da História de Missões, Missões Contemporâneas, Missão Integral.

Estrutura Geral do Curso

Os ciclos do CETRO foram projetados para que o aluno possa iniciar o curso tanto no primeiro, quanto no segundo semestre do ano. O aluno que iniciar o curso no primeiro semestre fará os módulos 1, 2, 3 e 4 (nesta ordem). O aluno que iniciar o curso no segundo semestre fará os módulos 3, 4, 1 e 2 (nesta ordem).

Calendário Semanal das Aulas

As aulas do CETRO Presencial ocorrem às terças e quintas de 19:30h às 20:50h / 21h às 22:20h.