Estrutura Geral do Curso

Períodos e Duração

O CETRO foi criado para atender a necessidade de pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos bíblicos ou se preparar melhor para o ministério. Com uma grade estrategicamente voltada para o preparo teológico-ministerial, o curso completo tem duração de 02 anos e está dividido em dois ciclos: BÁSICO e AVANÇADO.

Cada ciclo tem a duração de um ano, dividido em 04 módulos. Os professores costumam levar em conta que os alunos do Avançado já têm um ritmo de estudos e um acúmulo de conhecimento por já terem realizado o ciclo Básico.

Veja como o curso está organizado:

Ciclo Básico

Ciclo Avançado

Conteúdo Programático do Ciclo Básico

1. Introdução ao Antigo Testamento
  2. Bibliologia
  3. Introdução ao Novo Testamento
  4. Hermenêutica
  5. Teologia Bíblica
  6. História e Geografia Bíblica
  7. História da Igreja
  8. Aconselhamento Cristão

O curso presencial e o curso on-line possuem a mesma grade curricular.
* Sujeito a alteração na ordem das disciplinas.

Conteúdo Programático do Ciclo Avançado

1. Teologia Sistemática I
  2. Missiologia
  3. Teologia Sistemática II
  4. Liderança Cristã
  5. Homilética
  6. Evangelismo
  7. Apologética
  8. Dons e Ministérios

O curso presencial e o curso on-line possuem a mesma grade curricular.
* Sujeito a alteração na ordem das disciplinas.

Matérias Eletivas

• Introdução ao Grego Bíblico I
  • Introdução ao Grego Bíblico II

Disciplina Especial com aulas presenciais

• LIBRAS

Datas de Início e Conclusão

Os ciclos do CETRO (Básico ou Avançado) foram projetados para que o aluno possa iniciar o curso no primeiro ou no segundo semestre.

Entrada no 1º semestre (março)

O aluno que iniciar o curso no mês de MARÇO concluirá o ciclo no final do ano.

Entrada no 2º semestre (agosto)

O aluno que iniciar o curso no mês de AGOSTO concluirá o ciclo na metade do ano seguinte.

O curso presencial e o curso on-line possuem a mesma grade curricular, com diferença apenas na ordem das disciplinas.

Como o CETRO está organizado por módulos, o aluno que desejar também poderá fazer inscrição para matérias ou módulos avulso.

Dias e Horários

As aulas do CETRO são disponibilizadas nos seguintes dias e horários:

CETRO Presencial: Aulas terças e quintas de 19:30h às 20:50h / 21h às 22:20h

CETRO On-line: Aulas segundas e quartas de 19:30h às 20:50h / 21h às 22:20h

Carga Horária

O CETRO tem uma carga horária total de 368 horas-aula. São 23 horas-aula por disciplina / 184 horas-aula por ciclo (ano)

Local das Aulas

Aulas Presenciais: Sede da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (Rua Nestor Soares de Melo, número 15, Bairro Palmares)

Aulas On-line: Plataforma Google Classroom.

Sistema de Avaliação

O CETRO não é um curso de diversas disciplinas isoladas, mas é composto por uma grade curricular coesa, esperando-se do aluno que participe de todas para receber o certificado ao final.

Cada professor exigirá trabalhos, leituras ou aplicará testes de acordo com sua própria dinâmica ou com o conteúdo de sua disciplina.

• 75% Frequência Mínima

Frequência

Espera-se do aluno uma frequência mínima de 75% nas aulas, sem a qual será considerado inapto para aprovação na disciplina.

Conclusão do Curso

No final do curso, os alunos que completarem o Ciclo de disciplinas receberão um certificado, que poderá ser entregue em uma ocasião especial, a ser confirmada com a devida antecedência.

Casos de Reprovação ou Suspensão

Em caso de reprovação em alguma disciplina, o aluno não será impedido de fazer as demais disciplinas faltantes, devendo o mesmo repetir no ano seguinte a(s) disciplina(s) faltante(s) para a obtenção do certificado.

Se, por motivo de força maior, o aluno precisar suspender sua participação ou mesmo abandonar o curso, o mesmo deve avisar a coordenação do CETRO para que sua vaga seja disponibilizada para alguém que porventura esteja na lista de espera.

A secretaria da Oitava Igreja está disponível para atender o CETRO em qualquer necessidade de material, cópias xerox, compra de livros em conjunto, etc. Procure a secretaria, de preferência no intervalo das aulas, e faça a sua solicitação. Caso seja necessário, você pode entrar em contato também pelo endereço eletrônico: cetro@oitavaigreja.com.br.

Cursos EAD

O CETRO EAD foi criado para o aluno que deseja aprender mais das Escrituras e se preparar para o ministério, mas não tem tempo regular disponível para estudo.

Com disciplinas especiais isoladas e aulas disponibilizadas 24h por dia, o aluno pode estudar no horário que achar melhor, adequando os estudos às suas necessidades e à sua disponibilidade de tempo.

O cursos do CETRO EAD são disponibilizados por disciplina.

Aulas: Disponíveis 24h por um período de 1 ano a partir do momento da inscrição.

Local: Google Classroom.

Carga horária: Cada disciplina do CETRO EAD tem uma carga horária de 23 horas-aula.

As aulas do CETRO EAD estão disponíveis para acesso a qualquer hora

Centro de Treinamento

da Oitava

Conheça o Centro de Treinamento da Oitava...

Lista de Matérias

PRESENCIAL

Belo Horizonte

Curso Presencial de 02 anos. (02 ciclos de 04 módulos e 08 disciplinas cada)

ON-LINE

Com todas as aulas ao vivo via Classroom

Curso On-line de 02 anos. (02 ciclos de 04 módulos e 08 disciplinas cada)

EAD

Disciplinas Especiais

ELETIVAS

Introdução ao Grego I
Em breve
Introdução ao Grego II
Em breve

Saber Mais

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.
Romanos 12:7